Pastoral do Menor

Nossa Comunidade tem como um de seus apostolados, a Pastoral do Menor, da qual a nossa Fundadora é coordenadora Arquidiocesana.

Nosso trabalho consiste no acompanhamento de crianças e adolescentes em situações de risco, ou que estão em conflito com a lei. Fazemos isso através do nosso trabalho com a ALPA, visitando e orientando nossas crianças e famílias, e também com visitas ás UNEIs (unidade educacional de internação) feminina e masculinas semanalmente, acompanhando os adolescentes que estão lá, para que ao saírem saibam que podem contar conosco como um apoio para recomeçar e não voltem a cometer atos infracionais.

A proposta da implantação da Pastoral do Menor em Campo Grande foi do nosso Arcebispo, Dom Dimas Lara Barbosa, que imediatamente nomeou através de um decreto, nossa Fundadora para assumir a coordenação arquidiocesana no dia 12 de outubro de 2012. É um desafio grande, e ainda não conseguimos atingir a toda a potencialidade que essa Pastoral pode vir a ter em nossa Arquidiocese, mas já estamos dando alguns passos e temos hoje a certeza de que foi vontade de Deus nos trazer esse novo apostolado, para nos levar a anunciar Jesus, o Amor que não é Amado, para aqueles a quem ninguém quer ir.

Há a participação da Pastoral nas  diversas Politicas Públicas de nosso Município e Estado.

O principal Pólo de atuação da Pastoral do Menor é o Projeto Lar do Pequeno Assis, um projeto social de contra-turno escolar, que nossa comunidade administra.

O Projeto fica no bairro Tiradentes, em Campo Grande MS, e funciona de segunda a sexta feira das 07 ás 17hs. Acontece por meio de oficinas de Ballet, Hip Hop, Coral, Teatro, Bateria e Futsal, e além destas atividades temos também a catequese que acontece semanalmente para as turmas. Já tivemos muitas crianças e adolescentes batizados, porque o intuito do Lar do Pequeno Assis é formar crianças e adolescentes para que sejam adultos melhores, bons cristãos que irradiam a luz de Cristo ao mundo.

Assim como a Comunidade, o Projeto Lar do Pequeno Assis sobrevive de doações. São 170 crianças e adolescentes atendidos hoje no projeto. Além das Oficinas, temos também a Escola de Cidadania, um projeto voltado especificamente para os adolescentes, um espaço para discussão de temas atuais e sociais, para capacitação dos nossos adolescentes como protagonistas que podem mudar a nossa sociedade.

Trazemos a fala de nosso Arcebispo, como um grande impulso a ir além:

“É fundamental mostrar que é possível acreditar na criança e no adolescente mesmo quando eles estejam envolvidos em algum tipo de infração. É muito importante para a sociedade acreditar na pessoa humana, pois, não existe no projeto de Deus , uma pessoa que seja irrecuperável, pelo contrário, a experiência tem mostrado que nossos irmãos adolescentes , quando recebem carinho e afeto, e têm uma segunda chance, eles com certeza podem descobrir o seu protagonismo e se tornarem pessoas renovadas na construção da sociedade.” – Dom Dimas Lara Barbosa


Pesquisar

Nossos Eventos

< 2017 >
Agosto
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
julho
julho
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
setembro
setembro

Instagram

  • Tiranos Senhor as mscaras que nos impedem de refletir ahellip
    Tira-nos, Senhor, as máscaras que nos impedem de refletir a Tua luz e a Tua face!
  • Quartafeira  dia de Adorao a Jesus Sacramentado aqui nahellip
    Quarta-feira é dia de Adoração a Jesus Sacramentado aqui na Irmãos de Assis. A Ele toda a honra e toda a glória! Não deixe passar essa oportunidade de encontro e intimidade com o Senhor. Passe aqui para um momento de adoração ao Senhor!!! Nossa casa está de portas abertas e Jesus espera ansioso pelo seu Sim!
  • Em especial aos pais consagrados da Irms de Assis!
    Em especial aos pais consagrados da Irmãs de Assis!
  • Ah que saudade Que saudade de ouvir tua voz aohellip
    "Ah, que saudade Que saudade de ouvir tua voz ao entardecer Ah, que vontade Que vontade de voltar ao jardim da inocência" Jesus está sempre a nos esperar. No encontro nasce a intimidade que é capaz de transformar a nossa história!
  • 11 de Agosto  Dia de Santa Clara baluarte dahellip
    11 de Agosto - Dia de Santa Clara, baluarte da Comunidade Irmãos de Assis. Santa Clara, rogai por nós!
  • No dia 11 de agosto de 2004 nascia a Associaohellip
    No dia 11 de agosto de 2004, nascia a Associação Irmãos de Assis. Uma necessidade que surgiu ao longo de nossa caminhada para que pudéssemos, enfim, dar passos maiores no nosso carisma e missão. Ali nascia nosso Estatuto Social, no qual Deus escrevia parte de nossa história, semeando sonhos em nossos corações, que, à medida de nossos esforços e fidelidade, se tornavam reais, fazendo dessa Obra o que ela de fato é: uma necessidade da Igreja. No dia de Santa Clara aconteceu a I Assembléia, com eleições da diretoria e assinaturas às Atas, e também a Santa Missa em Ação…
  • O momento mais precioso do nosso dia  quando estamoshellip
    O momento mais precioso do nosso dia é quando estamos aos pés do Amado!!!
  • Sobre nosso carisma!
    Sobre nosso carisma!
  • Onde estaria eu se no fosse o Teu AMOR Senhor?!hellip
    "Onde estaria eu se não fosse o Teu AMOR, Senhor?! Como seria feliz se não fizesse o que manda o meu Senhor... Tornar-me um comsagrado por amor" Senhor, tu és a alegria da nossa juventude!
  • Um SIM que sustenta a nossa OBRA!
    Um SIM que sustenta a nossa OBRA!
  • Um SIM que sustenta a nossa OBRA!
    Um SIM que sustenta a nossa OBRA!
  • Senhor quem entrar no Santurio pra Te louvar? Hoje hellip
    "Senhor, quem entrará no Santuário pra Te louvar?" Hoje é quarta-feira, dia de o Santíssimo ficar exposta para adoração aqui na capela da Irmãos de Assis.

Youtube