Maria, Mãe Da Alegria

  • -
mary_holding_jesus12

Maria, Mãe Da Alegria

Categoria : Artigos

Pensando e rezando a história da Virgem Maria, Deus tem falado fortemente no meu coração o quanto separou Maria para ser peça fundamental no Plano da salvação. Como Maria foi escolhida por ser, pela graça de Deus, uma mulher de oração, de silêncio, na escuta da voz do Senhor e mesmo não entendendo o que acontecia, ela permaneceu confiante lutando sempre para fazer a vontade do Pai, pois ela sabia que era o melhor. Não há no mundo outra mulher que tenha sentido tamanha alegria como Maria sentiu, como também não há no mundo uma mulher que tenha sofrido como Maria sofreu. Neste ponto encontra-se o segredo da verdadeira alegria! Quem diz “sim” à Deus, escolhendo fazer sua Santíssima vontade e renunciando a vontade própria passa por sofrimentos não compreensíveis aos olhos humanos, porém mesmo não compreendendo temos a certeza da Promessa manifestada na grandeza de Nosso Deus e assim foi com a Mãe de Jesus, o tamanho de sua fé foi exposta desde sua aceitação a vontade divina até se tornar Mãe de toda a humanidade aos pés da cruz.

 Ao exclamar “Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo.” (Lucas 1,28), o anjo do Senhor deixa claro quão bendita é Maria por ser escolhida à iniciar o Plano de amor e com quanta alegria esse “início” é vivido no céu e agora também aqui na Terra. Recebendo o Espírito Santo, Nossa Senhora recebe também a alegria que vem do coração de Deus, gestando dali em diante a verdadeira alegria. Maria, a mãe da alegria que não deixou a festa sem vinho e simplesmente alertou o Filho “Eles já não tem mais vinho”, mesmo Jesus dizendo que não chegara sua hora a mãe sem discutir diz: “Fazei tudo o que Ele vos disser” (João 2,3-5). Neste momento o coração da Mãe salta de alegria ao contemplar o primeiro milagre de Cristo, alegria essa que não se torna extravagante, pois Maria também sabe ser humilde vivendo no silêncio e abrindo a boca apenas quando necessário. Foi ela quem exclamou o Magnificat   “Minha alma glorifica ao Senhor,meu espírito exulta de alegria em Deus, meu Salvador,porque olhou para sua pobre serva. Por isto, desde agora, me proclamarão bem-aventurada todas as gerações.” (Lucas 1,46-48).

 Exemplo para nós filhos, Jesus amava sua Mãe. Tratava-a como uma rainha, expressando seu carinho todos os dias, em uma gratidão sem igual que a deixava plena de graça e felicidade. Durante toda sua vida, a divina Mãe já se preparava para a entrega de Seu filho e assim teve a graça de viver o sofrimento em silêncio pois sabia que ali se fazia concreto o Plano de Deus por amor a nós. Muitos se questionam porquê Maria é citada ou está presente tão poucas vezes na Palavra de Deus, isso se explica por sua imensa obediência e por entender que quem deve estar à frente é Deus. São Luís Grignion de Montfort vai dizer: “Em toda a sua vida Maria permaneceu oculta; por isso o Espírito Santo e a Igreja a chamam Alma Mater – Mãe escondida e secreta.  Tão profunda era a sua humildade, que, para ela, o atrativo mais poderoso, mais constante era esconder-se de si mesma e de toda criatura, para ser conhecida somente de Deus.”

 A tradição da Igreja católica diz uma coisa que meu coração de encheu de alegria ao saber e pude também contemplar em oração. Antes de qualquer outro, Jesus apareceu primeiro à Sua Mãe depois da ressurreição. Mas isso não está escrito nos Evangelhos !? É claro que não, são intimidades de Nosso Senhor com Sua Mãe. Se Jesus tinha um amor tão grande por sua Mãe, imagina a saudade que Ele estava dela? Imagina a dor de Maria ao ver todo sofrimento de Seu Filho, vê-lo morto, tê-lo em seus braços enchendo suas vestes de sangue, sepultá-lo e ficar três dias com todas as cenas na memória rezando mas com uma confiança enorme no Deus da vida e que a vitória era certa… Agora imagina a cena do reencontro. Jesus entrando onde estava Sua Mãe e saudá-la com um sorrindo,  dizendo: “Mãe!”, Maria com o coração saltitando corre para seus braços e diz: “Meu Mestre!”. Este é o momento da concretização e da mais perfeita certeza de que Maria é a Mãe da alegria e hoje não quer ver nenhum de seus filhos tristes. Maria chora nossas dores, as dores da humanidade, as dores de cada mãe que perde seu filho assassinado nas esquinas, mães que perdem seus filhos rendidos à drogas, mãe que são agredidas por seus companheiros… Maria revive conosco a crucificação de Jesus e por isso intercede à Deus Pai para que olhe por nós a fim de nos devolver a alegria através de Seu imenso amor e misericórdia.

 

Agradeço a Deus por essas palavras, pois não vieram dos homens, mas diretamente do Seu Preciosismo coração ao meu indigno coração de servo e Filho Amado.   

Henrique Paes – Postulante da Comunidade Irmãos de Assis

Compartilhe essa obra!


Pesquisar

Nossos Eventos

< 2017 >
Agosto
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
julho
julho
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
setembro
setembro

Instagram

  • Tiranos Senhor as mscaras que nos impedem de refletir ahellip
    Tira-nos, Senhor, as máscaras que nos impedem de refletir a Tua luz e a Tua face!
  • Quartafeira  dia de Adorao a Jesus Sacramentado aqui nahellip
    Quarta-feira é dia de Adoração a Jesus Sacramentado aqui na Irmãos de Assis. A Ele toda a honra e toda a glória! Não deixe passar essa oportunidade de encontro e intimidade com o Senhor. Passe aqui para um momento de adoração ao Senhor!!! Nossa casa está de portas abertas e Jesus espera ansioso pelo seu Sim!
  • Em especial aos pais consagrados da Irms de Assis!
    Em especial aos pais consagrados da Irmãs de Assis!
  • Ah que saudade Que saudade de ouvir tua voz aohellip
    "Ah, que saudade Que saudade de ouvir tua voz ao entardecer Ah, que vontade Que vontade de voltar ao jardim da inocência" Jesus está sempre a nos esperar. No encontro nasce a intimidade que é capaz de transformar a nossa história!
  • 11 de Agosto  Dia de Santa Clara baluarte dahellip
    11 de Agosto - Dia de Santa Clara, baluarte da Comunidade Irmãos de Assis. Santa Clara, rogai por nós!
  • No dia 11 de agosto de 2004 nascia a Associaohellip
    No dia 11 de agosto de 2004, nascia a Associação Irmãos de Assis. Uma necessidade que surgiu ao longo de nossa caminhada para que pudéssemos, enfim, dar passos maiores no nosso carisma e missão. Ali nascia nosso Estatuto Social, no qual Deus escrevia parte de nossa história, semeando sonhos em nossos corações, que, à medida de nossos esforços e fidelidade, se tornavam reais, fazendo dessa Obra o que ela de fato é: uma necessidade da Igreja. No dia de Santa Clara aconteceu a I Assembléia, com eleições da diretoria e assinaturas às Atas, e também a Santa Missa em Ação…
  • O momento mais precioso do nosso dia  quando estamoshellip
    O momento mais precioso do nosso dia é quando estamos aos pés do Amado!!!
  • Sobre nosso carisma!
    Sobre nosso carisma!
  • Onde estaria eu se no fosse o Teu AMOR Senhor?!hellip
    "Onde estaria eu se não fosse o Teu AMOR, Senhor?! Como seria feliz se não fizesse o que manda o meu Senhor... Tornar-me um comsagrado por amor" Senhor, tu és a alegria da nossa juventude!
  • Um SIM que sustenta a nossa OBRA!
    Um SIM que sustenta a nossa OBRA!
  • Um SIM que sustenta a nossa OBRA!
    Um SIM que sustenta a nossa OBRA!
  • Senhor quem entrar no Santurio pra Te louvar? Hoje hellip
    "Senhor, quem entrará no Santuário pra Te louvar?" Hoje é quarta-feira, dia de o Santíssimo ficar exposta para adoração aqui na capela da Irmãos de Assis.

Youtube