Maria, Mãe Da Alegria

  • -
mary_holding_jesus12

Maria, Mãe Da Alegria

Categoria : Artigos

Pensando e rezando a história da Virgem Maria, Deus tem falado fortemente no meu coração o quanto separou Maria para ser peça fundamental no Plano da salvação. Como Maria foi escolhida por ser, pela graça de Deus, uma mulher de oração, de silêncio, na escuta da voz do Senhor e mesmo não entendendo o que acontecia, ela permaneceu confiante lutando sempre para fazer a vontade do Pai, pois ela sabia que era o melhor. Não há no mundo outra mulher que tenha sentido tamanha alegria como Maria sentiu, como também não há no mundo uma mulher que tenha sofrido como Maria sofreu. Neste ponto encontra-se o segredo da verdadeira alegria! Quem diz “sim” à Deus, escolhendo fazer sua Santíssima vontade e renunciando a vontade própria passa por sofrimentos não compreensíveis aos olhos humanos, porém mesmo não compreendendo temos a certeza da Promessa manifestada na grandeza de Nosso Deus e assim foi com a Mãe de Jesus, o tamanho de sua fé foi exposta desde sua aceitação a vontade divina até se tornar Mãe de toda a humanidade aos pés da cruz.

 Ao exclamar “Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo.” (Lucas 1,28), o anjo do Senhor deixa claro quão bendita é Maria por ser escolhida à iniciar o Plano de amor e com quanta alegria esse “início” é vivido no céu e agora também aqui na Terra. Recebendo o Espírito Santo, Nossa Senhora recebe também a alegria que vem do coração de Deus, gestando dali em diante a verdadeira alegria. Maria, a mãe da alegria que não deixou a festa sem vinho e simplesmente alertou o Filho “Eles já não tem mais vinho”, mesmo Jesus dizendo que não chegara sua hora a mãe sem discutir diz: “Fazei tudo o que Ele vos disser” (João 2,3-5). Neste momento o coração da Mãe salta de alegria ao contemplar o primeiro milagre de Cristo, alegria essa que não se torna extravagante, pois Maria também sabe ser humilde vivendo no silêncio e abrindo a boca apenas quando necessário. Foi ela quem exclamou o Magnificat   “Minha alma glorifica ao Senhor,meu espírito exulta de alegria em Deus, meu Salvador,porque olhou para sua pobre serva. Por isto, desde agora, me proclamarão bem-aventurada todas as gerações.” (Lucas 1,46-48).

 Exemplo para nós filhos, Jesus amava sua Mãe. Tratava-a como uma rainha, expressando seu carinho todos os dias, em uma gratidão sem igual que a deixava plena de graça e felicidade. Durante toda sua vida, a divina Mãe já se preparava para a entrega de Seu filho e assim teve a graça de viver o sofrimento em silêncio pois sabia que ali se fazia concreto o Plano de Deus por amor a nós. Muitos se questionam porquê Maria é citada ou está presente tão poucas vezes na Palavra de Deus, isso se explica por sua imensa obediência e por entender que quem deve estar à frente é Deus. São Luís Grignion de Montfort vai dizer: “Em toda a sua vida Maria permaneceu oculta; por isso o Espírito Santo e a Igreja a chamam Alma Mater – Mãe escondida e secreta.  Tão profunda era a sua humildade, que, para ela, o atrativo mais poderoso, mais constante era esconder-se de si mesma e de toda criatura, para ser conhecida somente de Deus.”

 A tradição da Igreja católica diz uma coisa que meu coração de encheu de alegria ao saber e pude também contemplar em oração. Antes de qualquer outro, Jesus apareceu primeiro à Sua Mãe depois da ressurreição. Mas isso não está escrito nos Evangelhos !? É claro que não, são intimidades de Nosso Senhor com Sua Mãe. Se Jesus tinha um amor tão grande por sua Mãe, imagina a saudade que Ele estava dela? Imagina a dor de Maria ao ver todo sofrimento de Seu Filho, vê-lo morto, tê-lo em seus braços enchendo suas vestes de sangue, sepultá-lo e ficar três dias com todas as cenas na memória rezando mas com uma confiança enorme no Deus da vida e que a vitória era certa… Agora imagina a cena do reencontro. Jesus entrando onde estava Sua Mãe e saudá-la com um sorrindo,  dizendo: “Mãe!”, Maria com o coração saltitando corre para seus braços e diz: “Meu Mestre!”. Este é o momento da concretização e da mais perfeita certeza de que Maria é a Mãe da alegria e hoje não quer ver nenhum de seus filhos tristes. Maria chora nossas dores, as dores da humanidade, as dores de cada mãe que perde seu filho assassinado nas esquinas, mães que perdem seus filhos rendidos à drogas, mãe que são agredidas por seus companheiros… Maria revive conosco a crucificação de Jesus e por isso intercede à Deus Pai para que olhe por nós a fim de nos devolver a alegria através de Seu imenso amor e misericórdia.

 

Agradeço a Deus por essas palavras, pois não vieram dos homens, mas diretamente do Seu Preciosismo coração ao meu indigno coração de servo e Filho Amado.   

Henrique Paes – Postulante da Comunidade Irmãos de Assis

Compartilhe essa obra!


Pesquisar

Nossos Eventos

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
novembro
novembro
novembro
novembro

Instagram

  • Tem video novo no canal e hoje ainda mais especialhellip
    Tem video novo no canal, e hoje ainda mais especial... Hoje é dia da nossa Mãe. O SIM dela nos trouxe a salvação. Uma Mãe que nos ama e cuida de nos. Link na Bio.  #youtubecatolico 
  • Pregao da nossa fundadora Arlene Domingues no Congresso da RCChellip
    Pregação da nossa fundadora, Arlene Domingues, no Congresso da RCC de Mato Grosso do Sul.
  • Hoje  dia de festa para ns! H 14 anoshellip
    Hoje é dia de festa para nós! Há 14 anos, pelas mãos de Pe. Pedro Smaniotto, Jesus Eucarístico foi morar em nossa casa para sempre! Foi um dia de muita alegria e emoção, afinal a adoração já estava marcada nas entranhas do nosso carisma, e ter Jesus Eucarístico ali em nossa capela era uma confirmação de Deus para nós. Que hoje possamos celebrar, e fazer-nos ainda mais Sacrários Vivos, e autênticos adoradores, que adoram na vida, no anúncio, no SIM! "É aos teus pés o meu lugar, não posso mais viver sem a Tua Presença na minha vida!"
  • Os passos que dei sem voc S me fizeram fracassarhellip
    "Os passos que dei sem você, Só me fizeram fracassar. O tanto que eu já chorei... Me arrependo dos meus planos Sem Ti nada posso fazer. Onde eu posso ir Se o céu que eu procuro só vira por Tua voz? Os meus passos são Teus, o meu próximo minuto é Teu. Se não for assim, não me deixe ir" Adoração Rumo ao Céu de toda sexta-feira!! Sempre especial!
  • Fazer a vontade de Deus  encontrar a nossa prpriahellip
    Fazer a vontade de Deus é encontrar a nossa própria felicidade, é a via segura para chegar ao céu! Qual a vontade de Deus para a sua vida? Assista em nosso Canal no Youtube, o endereço está na BIO! Curta, compartilhe e se inscreva em nosso canal. Produção: Mosteiro Comunicação SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS Facebook: fb.com/irmaodeassis Twitter:  @irmaosdeassis1  Instagram: Irmãos de Assis
  • Venha celebrar com a gente este grade dia! Missa emhellip
    Venha celebrar com a gente este grade dia! Missa em honra a São Francisco de Assis, nosso primeiro e grande Baluarte! Também teremos batizados das algumas crianças do Lar do Pequeno Assis. Será uma celebração mais do que especial! Hoje, 4 de outubro, às 19 horas, aqui na Comunidade Irmãos de Assis. Rua Marrey Junior, 280, Tiradentes.
  • Hoje  dia de festa em nossa Comunidade Dia dehellip
    Hoje é dia de festa em nossa Comunidade. Dia de celebrar o nosso primeiro e grande baluarte, o Seráfico Pai Francisco. Que a sua santidade e o seu "sim" possam nos impulsionar a cada dia mais ser o que Deus quer, fiéis anunciadores do Amor que não é amado!
  • Cheiro de rosas nesse lugar A Rainha presente est Pentecosteshellip
    "Cheiro de rosas nesse lugar A Rainha presente está Pentecostes acontecerá"
  • Tem vdeo novo no canal! Voc tem sentido ou experimentadohellip
    Tem vídeo novo no canal! Você tem sentido ou experimentado Deus na sua vida? Como você define seu relacionamento com o Pai? Assista ao vídeo e reflita! Endereço na BIO https://www.youtube.com/watch?v=zI8a6-8eg5c
  • Ainda se vier noites traioeiras se a cruz pesada forhellip
    "Ainda se vier noites traiçoeiras, se a cruz pesada for, Cristo estará contigo... O mundo pode até fazer você chorar, mas Deus te quer sorrindo"  #adora çãorumoaocéu  #gera çãodeadoradores
  • Rumo ao Cu  II Etapa 2017 Tem mais fotoshellip
    Rumo ao Céu - II Etapa 2017 Tem mais fotos na página do Facebook do Projeto Rumo ao Céu. Corre lá pra conferir.
  • No dia 19 de setembro de 1846 em uma pequenahellip
    No dia 19 de setembro de 1846, em uma pequena montanha em La Salette, na França, Nossa Senhora aparecia a dois pequenos pastores. Apresentando-se como uma bela Senhora de aspecto triste e abatido, a Virgem Santíssima revelou-lhes como o esquecimento de Deus e o desprezo dos Mandamentos, como a idolatria da “deusa” Razão e o egoísmo, longe de fazer-nos melhores e mais independentes, nos colocam abaixo do mais bruto dos animais e nos merecem, com justiça, o castigo divino.

Youtube