Kairós X Chronos – O Verdadeiro Sentido do “Ano Novo”

  • -
looking-the-sky

Kairós X Chronos – O Verdadeiro Sentido do “Ano Novo”

Categoria : Palavras da Fundadora

Há mais de 02 anos que meu coração se desinstala com as comemorações do final do ano, os planos, projetos, propostas que fazemos e inúmeras metas. Hoje parei e reli o informativo de 2014, 2015 e parei para refletir de tudo que estava no meu coração, que muitas vezes nem eu compreendo. Há tempos sinto que está errado, que vivemos a superficialidade, que nos deixamos ser levados pela mídia, pelo costume em acontecimentos superficiais, com ausência de mística e intimidade. Necessitamos nesse tempo de Epifania enxergar o brilho da estrela (escrevi isso em 2014) , nos dirigir a gruta, contemplar o menino e adorá-lo.

Novamente me peguei incomodada com manifestações de amor, carinho, atenção. Whatsapp, e-mail, Facebook, votos de feliz 2016, realizações, saúde… Novamente não consigo me envolver no clima, vendo a festa do dia 31 tão sem Deus, e releio de novo o que escrevi em 2015, “a vida é intensa, não espera os meses, acontece a cada amanhecer a cada novo dia a noite se vai e chega o sol, com possibilidades novas, a morte da mesma forma não acontece através de projetos, planos, ou um novo ano, eu insisto na permissão de Deus ser Deus a cada novo dia. Nossos projetos não podem ser para cada novo ano e sim buscar ouvir qual a vontade de Deus e rever a cada noite se não pegamos desvios, retomando a cada manhã”

E nesse ano fui atrás, li vários textos e postagens, um depoimento de um médico chamado Fernando “a tarde que antecede o ano-novo é uma calmaria fora do comum, e a partir das 23hs, começa aparecer um enxurrada de pacientes com facadas, ferimentos causados por tiros, jovens que se machucaram em acidentes de carro e mulheres casadas espancadas, o álcool quase sempre está envolvido. Um jornal brasileiro referiu-se ao ano-novo como “o dia internacional da ressaca”. É claro nem todos comemoram assim bebendo ou agindo com violência e muitos tem lembranças agradáveis de anos passados ou vivem de forma harmoniosa. Contudo, acredito que nós cristãos deveríamos buscar saber a origem dessa festa. E eu desinstalada há alguns anos tentei esclarecer para o meu coração.

Antigas inscrições indicam que nessas ocasiões, o deus Marduqe resolvia qual seria o destino do país no ano seguinte, a comemoração dos Babilônios onde começou duravam 11 dias e incluía sacríficos, procissões e ritos de fertilidade começando em março.

Ano-novo dos romanos também começava em março, e o imperador Júlio César estabeleceu um decreto para iniciar em 1º janeiro. Dia dedicado a Jano (tinha duas faces, portanto bifronte, uma voltada para frente visualizando o futuro e outra para trás o passado), o deus das origens, e a partir daí também marcaria o início do ano romano. A data havia mudado, mas o clima da festa continuava o mesmo. As pessoas se integravam a intemperança e as várias formas de superstições pagãs. O que perdura até hoje, falava isso com a comunidade, em nossas famílias ainda podemos verificar tantas superstições e crendices, rituais que querem espantar a má sorte e trazer prosperidade.

Não encontramos relatos de que o povo judeu nessa época tenha comorado o ano-novo, nem que tampouco os primeiros cristãos o tenham feito.

Sigo querendo que Deus seja Deus todos os dias, não esperando o final do ano para rever, fazer projetos e sim fazendo uma revisão de vida todas as noites, sabendo que Deus quer ser Deus da minha história e já tem um sonho (projeto) lindo, o “sonho mais lindo que Deus já sonhou pra mim”.

Deus abençoe.

Compartilhe essa obra!


Pesquisar

Nossos Eventos

< 2017 >
Agosto
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
julho
julho
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
setembro
setembro

Instagram

  • Tiranos Senhor as mscaras que nos impedem de refletir ahellip
    Tira-nos, Senhor, as máscaras que nos impedem de refletir a Tua luz e a Tua face!
  • Quartafeira  dia de Adorao a Jesus Sacramentado aqui nahellip
    Quarta-feira é dia de Adoração a Jesus Sacramentado aqui na Irmãos de Assis. A Ele toda a honra e toda a glória! Não deixe passar essa oportunidade de encontro e intimidade com o Senhor. Passe aqui para um momento de adoração ao Senhor!!! Nossa casa está de portas abertas e Jesus espera ansioso pelo seu Sim!
  • Em especial aos pais consagrados da Irms de Assis!
    Em especial aos pais consagrados da Irmãs de Assis!
  • Ah que saudade Que saudade de ouvir tua voz aohellip
    "Ah, que saudade Que saudade de ouvir tua voz ao entardecer Ah, que vontade Que vontade de voltar ao jardim da inocência" Jesus está sempre a nos esperar. No encontro nasce a intimidade que é capaz de transformar a nossa história!
  • 11 de Agosto  Dia de Santa Clara baluarte dahellip
    11 de Agosto - Dia de Santa Clara, baluarte da Comunidade Irmãos de Assis. Santa Clara, rogai por nós!
  • No dia 11 de agosto de 2004 nascia a Associaohellip
    No dia 11 de agosto de 2004, nascia a Associação Irmãos de Assis. Uma necessidade que surgiu ao longo de nossa caminhada para que pudéssemos, enfim, dar passos maiores no nosso carisma e missão. Ali nascia nosso Estatuto Social, no qual Deus escrevia parte de nossa história, semeando sonhos em nossos corações, que, à medida de nossos esforços e fidelidade, se tornavam reais, fazendo dessa Obra o que ela de fato é: uma necessidade da Igreja. No dia de Santa Clara aconteceu a I Assembléia, com eleições da diretoria e assinaturas às Atas, e também a Santa Missa em Ação…
  • O momento mais precioso do nosso dia  quando estamoshellip
    O momento mais precioso do nosso dia é quando estamos aos pés do Amado!!!
  • Sobre nosso carisma!
    Sobre nosso carisma!
  • Onde estaria eu se no fosse o Teu AMOR Senhor?!hellip
    "Onde estaria eu se não fosse o Teu AMOR, Senhor?! Como seria feliz se não fizesse o que manda o meu Senhor... Tornar-me um comsagrado por amor" Senhor, tu és a alegria da nossa juventude!
  • Um SIM que sustenta a nossa OBRA!
    Um SIM que sustenta a nossa OBRA!
  • Um SIM que sustenta a nossa OBRA!
    Um SIM que sustenta a nossa OBRA!
  • Senhor quem entrar no Santurio pra Te louvar? Hoje hellip
    "Senhor, quem entrará no Santuário pra Te louvar?" Hoje é quarta-feira, dia de o Santíssimo ficar exposta para adoração aqui na capela da Irmãos de Assis.

Youtube