Kairós X Chronos – O Verdadeiro Sentido do “Ano Novo”

  • -
looking-the-sky

Kairós X Chronos – O Verdadeiro Sentido do “Ano Novo”

Categoria : Palavras da Fundadora

Há mais de 02 anos que meu coração se desinstala com as comemorações do final do ano, os planos, projetos, propostas que fazemos e inúmeras metas. Hoje parei e reli o informativo de 2014, 2015 e parei para refletir de tudo que estava no meu coração, que muitas vezes nem eu compreendo. Há tempos sinto que está errado, que vivemos a superficialidade, que nos deixamos ser levados pela mídia, pelo costume em acontecimentos superficiais, com ausência de mística e intimidade. Necessitamos nesse tempo de Epifania enxergar o brilho da estrela (escrevi isso em 2014) , nos dirigir a gruta, contemplar o menino e adorá-lo.

Novamente me peguei incomodada com manifestações de amor, carinho, atenção. Whatsapp, e-mail, Facebook, votos de feliz 2016, realizações, saúde… Novamente não consigo me envolver no clima, vendo a festa do dia 31 tão sem Deus, e releio de novo o que escrevi em 2015, “a vida é intensa, não espera os meses, acontece a cada amanhecer a cada novo dia a noite se vai e chega o sol, com possibilidades novas, a morte da mesma forma não acontece através de projetos, planos, ou um novo ano, eu insisto na permissão de Deus ser Deus a cada novo dia. Nossos projetos não podem ser para cada novo ano e sim buscar ouvir qual a vontade de Deus e rever a cada noite se não pegamos desvios, retomando a cada manhã”

E nesse ano fui atrás, li vários textos e postagens, um depoimento de um médico chamado Fernando “a tarde que antecede o ano-novo é uma calmaria fora do comum, e a partir das 23hs, começa aparecer um enxurrada de pacientes com facadas, ferimentos causados por tiros, jovens que se machucaram em acidentes de carro e mulheres casadas espancadas, o álcool quase sempre está envolvido. Um jornal brasileiro referiu-se ao ano-novo como “o dia internacional da ressaca”. É claro nem todos comemoram assim bebendo ou agindo com violência e muitos tem lembranças agradáveis de anos passados ou vivem de forma harmoniosa. Contudo, acredito que nós cristãos deveríamos buscar saber a origem dessa festa. E eu desinstalada há alguns anos tentei esclarecer para o meu coração.

Antigas inscrições indicam que nessas ocasiões, o deus Marduqe resolvia qual seria o destino do país no ano seguinte, a comemoração dos Babilônios onde começou duravam 11 dias e incluía sacríficos, procissões e ritos de fertilidade começando em março.

Ano-novo dos romanos também começava em março, e o imperador Júlio César estabeleceu um decreto para iniciar em 1º janeiro. Dia dedicado a Jano (tinha duas faces, portanto bifronte, uma voltada para frente visualizando o futuro e outra para trás o passado), o deus das origens, e a partir daí também marcaria o início do ano romano. A data havia mudado, mas o clima da festa continuava o mesmo. As pessoas se integravam a intemperança e as várias formas de superstições pagãs. O que perdura até hoje, falava isso com a comunidade, em nossas famílias ainda podemos verificar tantas superstições e crendices, rituais que querem espantar a má sorte e trazer prosperidade.

Não encontramos relatos de que o povo judeu nessa época tenha comorado o ano-novo, nem que tampouco os primeiros cristãos o tenham feito.

Sigo querendo que Deus seja Deus todos os dias, não esperando o final do ano para rever, fazer projetos e sim fazendo uma revisão de vida todas as noites, sabendo que Deus quer ser Deus da minha história e já tem um sonho (projeto) lindo, o “sonho mais lindo que Deus já sonhou pra mim”.

Deus abençoe.

Compartilhe essa obra!


Pesquisar

Nossos Eventos

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
novembro
novembro
novembro
novembro

Instagram

  • Tem video novo no canal e hoje ainda mais especialhellip
    Tem video novo no canal, e hoje ainda mais especial... Hoje é dia da nossa Mãe. O SIM dela nos trouxe a salvação. Uma Mãe que nos ama e cuida de nos. Link na Bio.  #youtubecatolico 
  • Pregao da nossa fundadora Arlene Domingues no Congresso da RCChellip
    Pregação da nossa fundadora, Arlene Domingues, no Congresso da RCC de Mato Grosso do Sul.
  • Hoje  dia de festa para ns! H 14 anoshellip
    Hoje é dia de festa para nós! Há 14 anos, pelas mãos de Pe. Pedro Smaniotto, Jesus Eucarístico foi morar em nossa casa para sempre! Foi um dia de muita alegria e emoção, afinal a adoração já estava marcada nas entranhas do nosso carisma, e ter Jesus Eucarístico ali em nossa capela era uma confirmação de Deus para nós. Que hoje possamos celebrar, e fazer-nos ainda mais Sacrários Vivos, e autênticos adoradores, que adoram na vida, no anúncio, no SIM! "É aos teus pés o meu lugar, não posso mais viver sem a Tua Presença na minha vida!"
  • Os passos que dei sem voc S me fizeram fracassarhellip
    "Os passos que dei sem você, Só me fizeram fracassar. O tanto que eu já chorei... Me arrependo dos meus planos Sem Ti nada posso fazer. Onde eu posso ir Se o céu que eu procuro só vira por Tua voz? Os meus passos são Teus, o meu próximo minuto é Teu. Se não for assim, não me deixe ir" Adoração Rumo ao Céu de toda sexta-feira!! Sempre especial!
  • Fazer a vontade de Deus  encontrar a nossa prpriahellip
    Fazer a vontade de Deus é encontrar a nossa própria felicidade, é a via segura para chegar ao céu! Qual a vontade de Deus para a sua vida? Assista em nosso Canal no Youtube, o endereço está na BIO! Curta, compartilhe e se inscreva em nosso canal. Produção: Mosteiro Comunicação SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS Facebook: fb.com/irmaodeassis Twitter:  @irmaosdeassis1  Instagram: Irmãos de Assis
  • Venha celebrar com a gente este grade dia! Missa emhellip
    Venha celebrar com a gente este grade dia! Missa em honra a São Francisco de Assis, nosso primeiro e grande Baluarte! Também teremos batizados das algumas crianças do Lar do Pequeno Assis. Será uma celebração mais do que especial! Hoje, 4 de outubro, às 19 horas, aqui na Comunidade Irmãos de Assis. Rua Marrey Junior, 280, Tiradentes.
  • Hoje  dia de festa em nossa Comunidade Dia dehellip
    Hoje é dia de festa em nossa Comunidade. Dia de celebrar o nosso primeiro e grande baluarte, o Seráfico Pai Francisco. Que a sua santidade e o seu "sim" possam nos impulsionar a cada dia mais ser o que Deus quer, fiéis anunciadores do Amor que não é amado!
  • Cheiro de rosas nesse lugar A Rainha presente est Pentecosteshellip
    "Cheiro de rosas nesse lugar A Rainha presente está Pentecostes acontecerá"
  • Tem vdeo novo no canal! Voc tem sentido ou experimentadohellip
    Tem vídeo novo no canal! Você tem sentido ou experimentado Deus na sua vida? Como você define seu relacionamento com o Pai? Assista ao vídeo e reflita! Endereço na BIO https://www.youtube.com/watch?v=zI8a6-8eg5c
  • Ainda se vier noites traioeiras se a cruz pesada forhellip
    "Ainda se vier noites traiçoeiras, se a cruz pesada for, Cristo estará contigo... O mundo pode até fazer você chorar, mas Deus te quer sorrindo"  #adora çãorumoaocéu  #gera çãodeadoradores
  • Rumo ao Cu  II Etapa 2017 Tem mais fotoshellip
    Rumo ao Céu - II Etapa 2017 Tem mais fotos na página do Facebook do Projeto Rumo ao Céu. Corre lá pra conferir.
  • No dia 19 de setembro de 1846 em uma pequenahellip
    No dia 19 de setembro de 1846, em uma pequena montanha em La Salette, na França, Nossa Senhora aparecia a dois pequenos pastores. Apresentando-se como uma bela Senhora de aspecto triste e abatido, a Virgem Santíssima revelou-lhes como o esquecimento de Deus e o desprezo dos Mandamentos, como a idolatria da “deusa” Razão e o egoísmo, longe de fazer-nos melhores e mais independentes, nos colocam abaixo do mais bruto dos animais e nos merecem, com justiça, o castigo divino.

Youtube