Dia Internacional da Mulher –

  • -
mulher-oracao-por-do-sol-fe-otimismo

Dia Internacional da Mulher –

Categoria : Palavras da Fundadora

Eu e minhas inquietações… Vão dizer que sou alienada, radical. Não é isso. Ultimamente e a cada ano, dia, reflito que não posso deixar a onda me levar, a mídia, as culturas que nos cercam. Preciso buscar os porquês. E esse dia traz todo um contexto que é interessante sabermos, pesquisarmos.

Li alguns artigos sobre o assunto e quero colocar aqui uns trechos que, de alguma maneira, me fizeram refletir:

“Dia Internacional da Mulher”… Você já parou para pensar no por quê da comemoração dessa data? Tudo começou no final do século XIX, quando mulheres que trabalhavam em indústrias reivindicaram melhores condições de trabalho e de salários. As reivindicações não pararam por aí. Ao longo do tempo, elas foram tomando corpo, fomentadas pelas ideologias feministas, até chegarem hoje nas discussões sobre a igualdade de gêneros, sexualidade e “saúde da mulher”.

 E, infelizmente, este “movimento feminino internacional” aconteceu. Comunismo, marxismo, socialismo, feminismo, tudo de mãos dadas, e eis onde a mulher chegou na modernidade: escrava de princípios e valores totalmente anticristãos. A mulher abdicou do seu papel de mãe e educadora em busca de uma equiparação com o homem, que lhe foi imposta por essas ideologias.

A maternidade é vista como desgraça e ser mãe hoje em dia é praticamente sinônimo de vergonha! As mulheres almejam, antes de tudo, possuir uma carreira de sucesso do que constituir famílias grandes, sólidas e cristãs, de acordo com a vontade Divina.

Alguém já se deu conta de qual é o papel que a mulher assume agora perante o mundo? Ela simplesmente virou escrava do seu trabalho fora do lar. Está fadada a uma jornada dupla, ou até mesmo tripla de trabalho, sendo que isto ocorre, na maioria das vezes, por vontade própria, não por necessidade, já que o que está em jogo é sua “auto realização” e “satisfação pessoal”.

A mulher moderna quis “independência” do seu marido, mas, em contrapartida, tornou-se dependente dos seus patrões e de uma carreira de sucesso, mesmo que isto signifique o prejuízo de sua saúde e/ou o abandono da sua família. Às vezes me pergunto: que lugar as crianças de hoje ocupam na vida corrida das suas mães com carreiras brilhantes?” (Texto de Melissa Bergnso, autora do site Mulher Católica)

“O Dia Internacional da Mulher é celebrado em 8 de março. A ideia de criar o Dia da Mulher surgiu no final do Século XIX e início do século XX nos Estados Unidos e na Europa, no contexto das lutas femininas por melhores condições de vida e trabalho, de direito de voto. Em 26 de agosto de 1910, durante a Segunda Conferência Internacional das Mulheres Socialistas em Copenhaga, a líder socialista alemã Clara Zetkin propôs a instituição de uma celebração anual das lutas por direitos das mulheres trabalhadoras”. (Wikipédia)

 Acho necessária uma reconfiguração do ser mulher, um novo olhar. Necessário desconstruir pensamentos, atitudes que fomos tomando desde crianças, plantadas até por nossas mães. Estamos irreconhecíveis, perdemos a identidade, precisamos deixar Deus moldar e continuar essa obra inacabada e nos devolver a identidade.

 Esse Deus amor, que nos criou em segredo, cria tudo com um propósito. Precisamos permitir. Insisto em Deus nos reconfigurar, nós que estamos desfiguradas, perdemos a forma de ser mulher, estamos irreconhecíveis e precisamos permitir que o dono, o artista, só Ele pode fazer os retoques na obra prima, caso contrário ficaremos falsificadas.

Somos obra prima, original e única de Deus, criadas a partir de um querer para ser. A mulher foi feita a partir de uma costela de Adão, significando, com isso, que ela é a companheira, ou seja, está ao seu lado, tal qual as costelas. O osso da costela alude à igualdade entre homem e mulher, dado que não foi utilizado um osso inferior (um osso do pé, por exemplo), nem um osso superior (do crânio, por exemplo), mas sim um osso do lado. Outra interpretação, em sintonia com a primeira, lembra que a mulher é protetora da vida, dado que os ossos da costela protegem o coração.

“Deus criou o ser humano a sua imagem, homem e mulher os criou, com a mesma dignidade os criou. E o senhor Deus disse, não é bom que o homem esteja só, vou fazer uma auxiliar que o corresponda” (Gênesis 2,20). A palavra auxiliar parece inferior, precisamos compreender o que significa.

A palavra “auxiliar” nos causa certo incômodo, afinal, logo pensamos que seja algo inferior. Quando escutamos definições como “auxiliar de escritório”, “auxiliar doméstica”, “auxiliar de serviços gerais”, isso não nos cai bem, porque parece algo inferior ao homem. Porém, na origem da palavra “auxiliar” – que vem do hebraico ezer kenegdo -, encontramos seu real significado: socorro de Deus.

Deus confiou a nós, mulheres, a missão de socorrer o homem, independentemente de qual seja a sua necessidade: espiritual, física, psicológica ou profissional. Temos de ajudá-lo em sua humanidade tão necessitada de amor e compreensão.

“Ela é criada à imagem e semelhança de Deus para ser, no mundo, um sinal de amor e santidade”, disse São João Paulo II.

Não estou aqui a defender uma bandeira, que deixemos de trabalhar, que abdiquemos de todas as conquistas que a mulher conseguiu no decorrer dos anos, compreendo a situação social que vivemos, mas sim que assumamos o nosso lugar, de mulher, esposa, mãe, que nosso sofrimento não seja nivelado em buscar o lugar do homem e sim assumir o nosso lugar, ao lado dele, como companheira adequada, auxiliar, socorro, mulher. Que os empregos não nos sucumbam, que o poder não nos desvie da missão essencial, ser mulher, mãe, esposa, consagrada. Que façamos da melhor forma, da mais linda forma, autêntica forma.

Aqui são coletâneas de várias fontes e a minha opinião, aquilo que acredito e o processo que vejo Deus operando em mim.

Agradeço de coração os que estão me mandando mensagens, whatsapp, post, mas hoje vivo esse desconstruir.

 

ORAÇÃO DA MULHER CRISTÃ

Senhor, dá-me de Raquel a arte de fazer-me amar.
Dá-me de Jocabed o espírito de sacrifício e renúncia.
Dá-me de Débora a solidariedade e o estímulo.
De Rute, dá-me a dedicação e a bondade.
De Ana, dá-me a fé, a fibra para cumprir o voto.
Dá-me a astúcia de Micol, para usá-la no bem e não para o mal.
Como Abigail, faz-me mensageira da paz.
Como Ester, que eu seja desinteressada e altruísta.
Como Maria, faz-me pura e humilde,
e como Isabel, capaz de regozijar-me com o bem alheio.
De Marta, dá-me a disposição para o trabalho material e de Maria, o anseio espiritual.
Como Dorcas, a costureira, que eu seja útil ao necessitado.
E como Lídia, a mulher hospedeira, que eu abra a porta ao que chegar cansado.
Como a mulher samaritana, que eu corra a falar da salvação.

Amém.

Compartilhe essa obra!


Pesquisar

Nossos Eventos

< 2017 >
Agosto
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
julho
julho
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
setembro
setembro

Instagram

  • Tiranos Senhor as mscaras que nos impedem de refletir ahellip
    Tira-nos, Senhor, as máscaras que nos impedem de refletir a Tua luz e a Tua face!
  • Quartafeira  dia de Adorao a Jesus Sacramentado aqui nahellip
    Quarta-feira é dia de Adoração a Jesus Sacramentado aqui na Irmãos de Assis. A Ele toda a honra e toda a glória! Não deixe passar essa oportunidade de encontro e intimidade com o Senhor. Passe aqui para um momento de adoração ao Senhor!!! Nossa casa está de portas abertas e Jesus espera ansioso pelo seu Sim!
  • Em especial aos pais consagrados da Irms de Assis!
    Em especial aos pais consagrados da Irmãs de Assis!
  • Ah que saudade Que saudade de ouvir tua voz aohellip
    "Ah, que saudade Que saudade de ouvir tua voz ao entardecer Ah, que vontade Que vontade de voltar ao jardim da inocência" Jesus está sempre a nos esperar. No encontro nasce a intimidade que é capaz de transformar a nossa história!
  • 11 de Agosto  Dia de Santa Clara baluarte dahellip
    11 de Agosto - Dia de Santa Clara, baluarte da Comunidade Irmãos de Assis. Santa Clara, rogai por nós!
  • No dia 11 de agosto de 2004 nascia a Associaohellip
    No dia 11 de agosto de 2004, nascia a Associação Irmãos de Assis. Uma necessidade que surgiu ao longo de nossa caminhada para que pudéssemos, enfim, dar passos maiores no nosso carisma e missão. Ali nascia nosso Estatuto Social, no qual Deus escrevia parte de nossa história, semeando sonhos em nossos corações, que, à medida de nossos esforços e fidelidade, se tornavam reais, fazendo dessa Obra o que ela de fato é: uma necessidade da Igreja. No dia de Santa Clara aconteceu a I Assembléia, com eleições da diretoria e assinaturas às Atas, e também a Santa Missa em Ação…
  • O momento mais precioso do nosso dia  quando estamoshellip
    O momento mais precioso do nosso dia é quando estamos aos pés do Amado!!!
  • Sobre nosso carisma!
    Sobre nosso carisma!
  • Onde estaria eu se no fosse o Teu AMOR Senhor?!hellip
    "Onde estaria eu se não fosse o Teu AMOR, Senhor?! Como seria feliz se não fizesse o que manda o meu Senhor... Tornar-me um comsagrado por amor" Senhor, tu és a alegria da nossa juventude!
  • Um SIM que sustenta a nossa OBRA!
    Um SIM que sustenta a nossa OBRA!
  • Um SIM que sustenta a nossa OBRA!
    Um SIM que sustenta a nossa OBRA!
  • Senhor quem entrar no Santurio pra Te louvar? Hoje hellip
    "Senhor, quem entrará no Santuário pra Te louvar?" Hoje é quarta-feira, dia de o Santíssimo ficar exposta para adoração aqui na capela da Irmãos de Assis.

Youtube